Trabalho de equipa com sucesso

Mais fácil falar do que fazer?

2021/08/25

Já na escola havia dois tipos diferentes de colegas de escola. Aqueles cujos olhos brilhavam ao ouvir a palavra “trabalho de grupo” e os outros que preferiam trabalhar sozinhos sem desperdiçar muito tempo em discussões. No emprego futuro, o primeiro grupo, os “jogadores de equipa”, é altamente requisitado.

No entanto, muitos gestores sabem que, na prática, o trabalho de equipa nem sempre funciona tão bem quanto o esperado. Neste artigo abordamos algumas questões fundamentais sobre o trabalho de equipa.

O que significa exatamente trabalho de equipa e espírito de equipa? Quais são as diferentes funções na equipa? Como é que os gestores criam as condições certas para um bom trabalho de equipa e quais são os problemas comuns que surgem? 

Quando é que se fala de trabalho de equipa?

Francamente, os termos “trabalho de equipa” e “espírito de equipa” são usados hoje em dia de modo inflacionário. Para compreender como pode alcançar o objetivo de uma cooperação bem-sucedida, é necessário diferenciar os conceitos.

Trabalho de equipa

Os termos teamwork ou trabalho de equipa são referidos quando um grupo de pessoas trabalha em conjunto para um objetivo comum. Desta forma, cada membro da equipa assegura uma tarefa diferente. Todos os envolvidos dão uma importante contribuição para alcançar o objetivo comum. O líder da equipa é responsável por dividir as tarefas individuais e coordenar o processo.

Espírito de equipa

As competências sociais (soft skills), que um membro da equipa necessita para concluir com sucesso a tarefa conjunta, são chamadas de espírito de equipa. Um colaborador capaz de trabalhar em equipa pode, portanto, dar uma valiosa contribuição para o cumprimento das tarefas sem se apoderar de toda a coordenação e sem se subordinar aos demais membros.

O trabalho em equipa como forma de trabalho é frequentemente aplicado em projetos temporários em que funcionários de diferentes departamentos ou áreas de especialização trabalham juntos. Mas também no que respeita as tarefas diárias dentro do mesmo departamento, o trabalho em equipa é importante para alcançar os melhores resultados.

Se os seus colaboradores trabalham bem em conjunto, isso não depende apenas dos próprios membros da equipa. Também depende de quão bem domina a sua tarefa como líder da equipa. Em seguida encontrará alguns desafios comuns que os gestores enfrentam nessa função.

Um bom trabalho em equipa é viável?

Uma dica familiar para causar boa impressão na candidatura é efetivamente exaltar-se como “capaz de trabalhar em equipa”. No fundo, os gestores têm de confiar na primeira impressão ao decidir se o candidato se encaixa na equipa.

Mas mesmo quando os colaboradores já se conheçam bem, o trabalho de equipa eficaz costuma ser mais difícil do que o esperado. Por que razão?


4 presunções falsas para um trabalho em equipa bem-sucedido

1. Grupo é igual a equipa

Nem todo o grupo de pessoas é uma equipa. Uma equipa é caracterizada pela responsabilidade para com a comunidade e cargos, regras e competências claramente definidos. Um grupo é apenas uma coligação flexível de indivíduos.

2. As equipas podem ser formadas rapidamente

Equipas verdadeiramente capazes raramente são formadas num piscar de olhos. Não importa quão bem os membros já se conheçam, uma equipa deve ser criada unicamente por meio de um processo de desenvolvimento de equipa. Esse processo de aprendizagem deve ser incentivado pelo gestor e desenvolvido sob a forma de workshops ou atividades fora do local de trabalho.

3. O trabalho de equipa também deve funcionar sem um líder

O líder da equipa não deveria ser chamado sempre que surge um problema? Uma equipa também deve ser capaz de se organizar? Estas declarações não se aplicam aos métodos de trabalho de uma equipa.

Para poder funcionar de forma otimizada, a equipa precisa de um líder competente para coordenar o processo. No entanto, existem outras formas de trabalho, como a colaboração, mais voltadas para a auto-organização.

4. O trabalho de equipa é sempre melhor

Colegas que trabalham com sucesso num projeto, que partilham o que aprenderam e que se ajudam uns aos outros. Aos ouvidos de qual gestor isto não soa desejável?

No entanto, é uma falácia supor que as estruturas da equipa são apropriadas para qualquer tarefa. Especialmente se ainda não tomou nenhuma medida de formação de equipas, os seus funcionários geralmente perdem mais tempo com a colaboração improdutiva do que com o trabalho individual. 

Dados esses obstáculos, não é de surpreender que muitos gestores sintam que o trabalho de equipa produtivo não é realista. Porém, com alguns trabalhos preparatórios, é possível formar uma equipa eficiente. No capítulo seguinte, aprenderá quais as vantagens de um bom trabalho de equipa para a sua empresa.

Ainda lhe falta o equipamento de trabalho certo para a próxima reunião de equipa?

Trabalho de equipa como fator de sucesso: como a sua empresa pode beneficiar do trabalho de equipa

Trabalho de equipa

Talvez o seu departamento economize mais tempo e recursos se cada funcionário fizer o seu trabalho individualmente? O trabalho de equipa bem-sucedido e a liderança de equipa competente precisam ser aprendidos e exigem uma aprendizagem inicial. No entanto, uma vez dominados, as estruturas funcionais da equipa proporcionam à sua empresa alguns efeitos positivos:

  • Mais competências sociais para os seus funcionários por meio de uma melhor cultura e comunicação de problemas
  • Competências de liderança aperfeiçoadas do gestor
  • Resultados otimizados através do efeito coletivo de aprendizagem e aumento do sentimento de responsabilidade
  • Maior lealdade dos seus funcionários por meio de um vínculo social mais forte
  • Melhor preparação para o futuro digital, no qual a interligação e o trabalho em equipas globais estão a tornar-se cada vez mais importantes 

Como deve proceder para alcançar os benefícios acima para a sua empresa? Numa primeira fase, deve olhar mais atentamente quem são os seus funcionários.

A constituição certa: tipos de pessoas na equipa

O facto de alguém trabalhar bem em equipa geralmente é determinado por quão autoconfiante ele se comporta. Mas nem uma equipa que consiste apenas de pessoas solitárias nem uma que consiste apenas de talentos da comunicação alcançará os seus objetivos – a combinação certa é a chave.

Na década de 1970, o psicólogo Meredith Belbin investigou o quanto o sucesso de uma equipa depende da sua constituição. Como resultado dos seus estudos, identificou nove funções de equipa que devem ser equilibradas numa equipa eficaz:

Funções orientadas para a ação

  • O realizador: proativo, supera obstáculos
  • O perfecionista: consciente, garante ótimos resultados
  • O implementador: organizado, implementa planos

Funções orientadas para a comunicação

  • O coordenador: comunicativo, dirige a equipa
  • O trabalhador em equipa: diplomático, mediador de conflitos
  • O precursor: entusiasta, estabelece contactos

Funções orientadas para o conhecimento

  • O especialista: dedicado, contribui com conhecimento especializado
  • O inovador: criativo, sugere novas ideias
  • O observador: analítico, analisa a viabilidade

Este tipo de categorização ajuda a identificar os respetivos pontos fortes dos seus funcionários. Além disso, no entanto, não deve ignorar as características individuais. Por exemplo, considere as circunstâncias pessoais e a estabilidade emocional da pessoa. Também pode ser decisivo se um funcionário adota tendencialmente um pensamento positivo ou negativo.

5 sugestões: como trabalhar em equipa

Trabalho de equipa

Resumidamente, serão apresentadas a seguir cinco medidas práticas para ajudá-lo no seu próximo projeto de equipa lucrativo:

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