As melhores sugestões para o novo Open Air Office
Lá fora é o novo cá dentro
Os pensamentos vagueiam, os olhos ardem, o corpo quer movimento. Depois de horas numa cadeira de escritório, a maioria dos colaboradores só deseja uma coisa: sair para o ar fresco.
O que sabemos intuitivamente já foi há muito tempo cientificamente confirmado: um ambiente estimulante, oxigénio, luz e atividade física ajudam-nos a permanecer criativos e produtivos. Então crie agora lá fora um novo interior! Convide os seus colaboradores a sair do ambiente do escritório disponibilizando uma área exterior bem desenhada. Não importa se é um terraço, jardim ou pátio – cada espaço aberto abre um vasto leque de possibilidades, muito para além de uma estrutura pura para intervalos.
Reunimos as melhores sugestões para o seu novo Open Air Office.
5 passos para uma área exterior bem-sucedida
Os grandes grupos estão a mostrar como as modernas instalações ao ar livre podem ser concebidas: a Microsoft e a Amazon, por exemplo, instalaram salas de reunião em casas de árvore, e o Facebook criou um grande jardim no telhado para os seus colaboradores. Tais projetos de grande escala não são, evidentemente, realistas para a maioria das pequenas e médias empresas. Mas mesmo com um orçamento menor, existe a possibilidade de explorar o potencial do seu espaço ao ar livre.
Vamos mostrar-lhe que equipamento é importante e como desenhar, passo a passo, uma área exterior atrativa e produtiva. Por favor, não desanime se não tiver grandes espaços abertos. Ficará surpreendido com a rapidez com que uma faixa de relva junto à entrada pode ser transformada numa zona de bem-estar. O tamanho não é decisivo. O que conta é o equipamento funcional e inteligentemente pensado.
1. Mobiliário: relaxar e trabalhar no exterior
Considere o seu espaço aberto como uma extensão do seu escritório. Os móveis devem, portanto, corresponder às outras salas e à sua identidade corporativa. As redes de descanso são apropriadas em setores criativos ou startups, por exemplo, mas não são necessariamente a melhor escolha para o comércio tradicional.
Preste também atenção à finalidade: os cadeirões de descanso profundos são pouco práticos para o almoço. Os conjuntos de bancos e mesa poupam espaço e, por outro lado, são extremamente adequados.
Atenção: para que os seus colaboradores possam trabalhar ao ar livre e realizar reuniões, tomadas e WiFi devem estar sempre disponíveis perto do mobiliário.
- Onde o espaço é limitado, o mobiliário multifuncional dá-lhe mais espaço de manobra. As cadeiras transportáveis podem ser usadas para a reunião e depois colocadas ao sol para uma pausa merecida.
- Se tiver um pouco mais de espaço, crie zonas diferentes com mobiliário adequado: uma zona de refeições, um canto com mesas de bar para fumadores, cadeiras confortáveis ou sofás para relaxar.
- Certifique-se de que o mobiliário exterior da sua escolha não é apenas visualmente atraente, mas também robusto e resistente às intempéries. Uma cobertura fornece proteção adicional.
2. Coberturas: não deixe ninguém à chuva
Se não quiser entrar para dentro do edifício sempre que há um aguaceiro, precisa de um telhado sobre a cabeça. Isto é especialmente verdade para instalações ao ar livre que são concebidas para atrair os seus colaboradores para o ar livre mesmo com mau tempo.
- As áreas importantes para as coberturas são os suportes para bicicletas, as áreas para fumadores e os locais de refeição ou de reunião.
- As coberturas prolongam a vida útil dos seus móveis e de muitas plantas em vaso.
- Mesmo que os dias de verão nas nossas latitudes sejam limitados a algumas semanas, os guarda-sóis ou toldos que criam sombra são obrigatórios. Afinal, ninguém quer comer ou trabalhar ao sol escaldante durante longos períodos de tempo.
3. Plantas: pouco esforço, efeito máximo
Quando se trata do tema das plantas, aproveite todo o seu potencial: não custam muito, mas podem transformar quintais ou terraços monótonos em oásis naturais em pouco tempo. As folhas verdes e as flores coloridas têm um efeito positivo sobre o humor e melhoram o fator do bem-estar. Além disso, uma área maior pode ser estruturada de forma sensata com floreiras. Portanto, são essenciais para criar boas áreas ao ar livre.
- Use árvores pequenas e vasos maiores como proteções visuais para áreas de reunião e para criar nichos aconchegantes para os seus colaboradores.
- Os vasos com rodas permitem uma adaptação flexível a diferentes necessidades. Sobre rodas, as plantas sensíveis também podem ser facilmente transportadas para dentro de casa no inverno. Por outro lado, os vasos sem rodas parecem mais nobres e duráveis. Utilize-os em zonas representativas, como a entrada principal.
- As áreas relvadas são extremamente versáteis: quer os seus colaboradores queiram esticar o corpo por um curto período, fazer um exercício de alongamento ou esticar as pernas, aqui tudo é possível.
4. Iluminação: para tornar o exterior claro e convidativo
A iluminação em áreas externas faz sentido de duas maneiras: em primeiro lugar, prolonga o tempo que pode usar as respetivas áreas. Dias curtos na metade mais escura do ano ou eventos noturnos lá fora já não são um problema. Por outro lado, a iluminação ambiente destaca visualmente as suas áreas exteriores.
- Combine diferentes fontes de luz em diferentes alturas. Por exemplo, a iluminação de fachadas através de holofotes de parede com plantas iluminadas indiretamente e focos de luz individuais ao nível do solo. Isto cria um ambiente extremamente atraente.
- Se o trabalho também deve ser feito no exterior, é obrigatória uma boa iluminação das áreas mobiladas. As luzes LED com funcionamento a bateria não necessitam de cabo de alimentação e podem ser utilizadas de forma flexível.
- É obrigatório iluminar bem os caminhos para a segurança de todos. Isto aplica-se especialmente quando existe perigo de tropeçar, tais como degraus.
- Todos foram para casa, mas as luzes ainda estão acesas? Os detetores de movimento poupam nos elevados custos da eletricidade. Se necessário, também pode facilmente mudá-los para a operação contínua. As luzes solares são uma solução amiga do ambiente.
5. Extras: pequenas coisas com grande efeito
Encontrou o mobiliário adequado, a iluminação e a cobertura também foram garantidas e a sua área exterior está verdejante? Parabéns, a sua estrutura básica está criada. O que ainda falta agora são pequenos, mas decisivos acessórios e utensílios que vão dar o toque final à sua área exterior.
- A frequência com que a sua área ao ar livre é utilizada pelos colaboradores depende principalmente da sua atmosfera. Como se cria atmosfera? Muito simples: fornecer almofadas, cobertores e lanternas. Que tal um frigorífico para bebidas ou uma mesa de ténis de mesa para animar a área? Os objetos decorativos, os jogos de água, uma bela tigela ou uma obra de arte também podem realçar o exterior.
- Integre os suportes de bicicletas no conceito do espaço. A vantagem? Todas as bicicletas são arrumadas de forma organizada e segura e a sua área exterior parece mais espaçosa e profissional, sem bicicletas deitadas no chão ou colocadas de modo desorganizado.
- Cascas de banana, embalagens, pontas de cigarro – mesmo ao ar livre, o lixo acumula-se constantemente. Coloque caixotes de lixo e cinzeiros em locais estratégicos para manter a sua área exterior limpa e convidativa. Os modelos à prova de fogo e de extinção de chamas aumentam a segurança contra incêndios.
- Recipientes e carrinhos para materiais de dispersão tornam o seu espaço livre adequado para o inverno. Isto significa que os seus colaboradores podem respirar ar fresco mesmo em condições geladas e escorregadias.
Informações úteis! Durante a fase de planeamento, coloque a si mesmo a pergunta: como é que a minha área exterior deve ser utilizada? A resposta à sua pergunta é decisiva para a conceção concreta. Os seguintes pontos podem estar na sua lista: o nosso espaço exterior deve…
- incentivar o movimento
- possuir áreas de retiro para pausas criativas
- providenciar um lugar para almoçar
- ser adequado para reuniões ao ar livre
- representar a imagem da empresa
- substituir a secretária de vez em quando no verão
- receber um evento após o trabalho de vez em quando
- convidar para conversas informais
Sugestão: inclua também os seus colaboradores. Podem existir necessidades em que não teria pensado imediatamente.
Relaxe no exterior e recarregue as suas baterias
Na verdade, há apenas uma regra de ouro para a sua pausa: deixe a secretária! Se os seus colaboradores fazem o mesmo ou preferem passar o tempo em frente ao ecrã do computador ou comer na sala de convívio é algo que, infelizmente, dificilmente poderá influenciar – porque os intervalos são tempos livres. Portanto, não pode predefinir como o intervalo ideal deve ser organizado, mas pode dar um bom exemplo.
1. Dar um passeio a pé
Para realmente desanuviar, deveria deixar o edifício. Caminhar ajuda a voltar a pensar com mais clareza. O nível de stress também diminui de forma comprovada. No inverno, caminhar torna-se ainda mais importante para obter mais luz do dia e para dissipar o clima sombrio – a propósito, isto aplica-se mesmo quando o céu está nublado. E para aqueles que preferem ficar dentro de casa, por favor, mantenha-se afastado do telefone, e-mail e Internet. É melhor ir dar um passeio a pé, porque o exercício é bom como pausa e especialmente para si.
2. Não falar (apenas) de trabalho
Encher-se de energia positiva e voltar ao trabalho com bons pensamentos infelizmente não funciona se passar o seu intervalo a falar sobre o trabalho, a barafustar e a falar mal sobre o trabalho. Em vez disso, mantenha os seus contactos sociais, fale sobre o fim de semana ou sobre os desportos que lhe interessam. Faça tudo o que gosta – só não fale sobre o trabalho.
3. Coma – mas coma como deve ser!
Aqueles que fazem pausas regulares e comem conscientemente e devagar irão passar o seu dia de trabalho melhor e mais relaxados. Em caso de fome, muitas pessoas rapidamente se tornam desfocadas, irritáveis e menos eficientes. Para não falar dos ataques de apetite voraz, que nunca são particularmente saudáveis. E, por favor, nunca se esqueça: o mundo não acaba em 5 minutos.
4. Fazer uma sesta
O powernapping é considerado a melhor forma de “dormir” rapidamente para recuperar o desempenho com mais rapidez. Mas, por favor, nunca exceda os 20 minutos: os despertadores são obrigatórios, porque a partir de 30 minutos a fase de sono profundo já pode começar. Ser tirado de um sono profundo seria contraproducente no powernapping.
5. Fazer pequenas pausas
Os intervalos de cinco minutos já eram habituais na escola. Os especialistas dizem que estas pequenas pausas são úteis, por exemplo, para trocar ideias com colegas e fortalecer a relação ou para fechar os olhos por um momento e respirar fundo.
É assim que mantém a sua área exterior segura e limpa
A sua área exterior só será verdadeiramente apreciada se for sempre mantida e cuidada. Para garantir que pode utilizar a área exterior sem hesitação, assim como os seus colaboradores, também é necessário respeitar alguns aspetos de segurança.
Cobertura
As instalações ao ar livre estão expostas ao tempo, para o melhor ou para o pior. As áreas cobertas permitem aos seus colaboradores desfrutar do ar fresco, mesmo com sol forte ou mau tempo. As coberturas e os abrigos protegem as áreas para fumadores ou as áreas de estacionamento de bicicletas do vento e da chuva. Toldos e guarda-sóis proporcionam uma proteção eficaz para os assentos.
Segurança
Para que os seus colaboradores se sintam confortáveis ao ar livre, a segurança deve ser sempre garantida. Sebes altas, cercas e muros não só protegem contra olhares curiosos, mas também contra intrusos indesejados e vandalismo. No inverno, quando há neve e gelo, é importante evitar que os seus colaboradores escorreguem. Para isso, deve equipar-se com material de dispersão, carrinho de dispersão e recipientes para material de dispersão.
Limpeza
Só uma área bem cuidada ao ar livre causa boa impressão. É por isso que também deve tomar os cuidados necessários para uma limpeza do escritório adequada lá fora e manter a sua área exterior limpa em qualquer época do ano. Também vale a pena colocar esteiras de retenção de sujidade para evitar que a sujidade seja transportada de fora para dentro.
Iluminação
Mesmo que os dias estejam a ficar mais curtos, os seus colaboradores devem poder utilizar a área exterior. Portanto, uma boa iluminação é essencial. Afinal, ninguém se deve desviar do caminho nem magoar no escuro. As luzes solares são particularmente práticas, uma vez que não requerem eletricidade.
Áreas para fumadores
Os seus colaboradores não fumadores não devem estar permanentemente expostos ao fumo quando passam tempo ao ar livre. Portanto, faz sentido criar uma área para fumadores separada. Equipe essa área com cinzeiros. Desta forma, pode garantir que as pontas de cigarro não contaminam os seus caminhos e áreas de entrada.
Sugestão: inclua também os seus colaboradores. Podem existir necessidades em que não teria pensado imediatamente.
Contacte-nos!
Teremos todo o prazer em ajudá-lo a encontrar os produtos certos para o seu espaço exterior.