Smart Office Design
Um ambiente agradável no local de trabalho
Enquanto ocasionalmente emite instruções clicando no rato a partir do seu local de trabalho móvel debaixo das palmeiras, um robô artificialmente inteligente realiza o seu trabalho no meio de Baden-Württemberg. O escritório inteligente do futuro poderia ser tão simples! Uma pequena gota de amargura para todos os fãs dos Mares do Sul: o seu escritório de amanhã não terá um aspeto tão paradisíaco.
No entanto, os principais investigadores do mundo do trabalho concordam que o mundo do trabalho moderno deve tornar-se mais flexível. Os longos corredores em que um escritório individual segue o próximo serão em breve uma coisa do passado. Em vez disso, para a maioria, o design inteligente do escritório começa com a quebra dos layouts convencionais dos escritórios.
Um movimento perpétuo de produtividade e felicidade
Deixamos o idílio sonhador do Mar do Sul e damos uma vista de olhos a Munique. Aqui, a Microsoft fez um excelente trabalho sobre o tema do design inteligente do escritório, que se centra nas necessidades dos empregados no local de trabalho. Na opinião de muitas equipas, um ambiente de trabalho deve oferecer uma variedade de opções: para conversas de café com colegas, para reuniões, videoconferências, mas também para um trabalho tranquilo e concentrado à secretária.
A sede alemã da Microsoft, por exemplo, cobre muitas das exigências do mundo do trabalho de amanhã: flexibilidade, colaboração, privacidade, comunicação, individualidade – e acima de tudo felicidade. É inegável que os trabalhadores felizes são particularmente produtivos. Mas como é criada a felicidade no local de trabalho?
Num extenso estudo, a Microsoft chegou a uma conclusão assustadora. A própria produtividade é o primeiro fator de felicidade. A geração Millennial, em particular, encontra trabalho autodeterminado, combinado com tarefas significativas e resultados tangíveis, mais importante que um rendimento elevado e modelos tradicionais de carreira. Os ambientes de escritório modernos criam uma espiral ascendente positiva, uma máquina de movimento perpétuo na qual a felicidade e a produtividade sobem mutuamente para alturas sempre novas.
Mas o que é importante na conceção de escritórios inteligentes que estejam orientados para as necessidades dos empregados?
1. Um local de trabalho para muitas tarefas
Não existe uma receita de patente para o local de trabalho perfeito. É precisamente neste pressuposto que se baseiam as soluções multifuncionais, que são adequadas para diferentes situações de trabalho e estilos de trabalho. Quer seja como gestor, especialista ou membro da equipa de projetos: cada empregado sente-se confortável num local de trabalho multifuncional.
Os escritórios individuais estão a dar lugar a paisagens de escritório abertas e a atribuição fixa de um local de trabalho a um empregado é também uma coisa do passado. Aqueles que entram no escritório de manhã conhecem as suas tarefas para o dia e procuram um lugar adequado – seja sozinho ou em grupo com colegas, se for necessário trabalho de equipa na tarefa que se avizinha.
2. Fora com o caos dos cabos
Pode soar como um problema trivial. Mas nada é mais irritante do que escolher um posto de trabalho livre no escritório pela manhã e depois perder-se num emaranhado de cabos durante meia hora. Apesar de todos os esforços para ser móvel, muitos dos dispositivos que os empregados utilizam ao longo do dia estão ligados: o smartphone quer ser entretanto carregado pela tomada elétrica. O candeeiro de secretária precisa da sua tomada e o portátil também não pode passar sem eletricidade.
Nada funciona sem cabos, e as coisas boas chegam àqueles que rapidamente conseguem controlar o caos dos seus cabos. As empresas deveriam, portanto, ter pensado em todas as eventualidades para os seus locais de trabalho multifuncionais – ver em cima! – já pensaram em todas as eventualidades: de que cabos necessitam os empregados, independentemente da sua função e tarefa? É melhor equipar cada estação de trabalho com o programa completo. Depois, por exemplo, pode ser utilizado um código de cores para identificar claramente qual o cabo a que se destina e para que fim. Agora esconde rapidamente todos os cabos debaixo de pontes ou em calhas e o local de trabalho está arrumado e imediatamente pronto a ser utilizado.
3. Área de convívio para as pausas
Cada empregado precisa de vez em quando uma pequena pausa. As salas para fumadores desapareceram há muito tempo em muitas empresas. Uma vez que os empregados deixam o edifício para uma breve pausa, a pausa torna-se rapidamente mais longa do que o planeado. E os passeios ao ar livre são saudáveis, mas nem sempre propícios ao espírito de equipa.
Em vez disso, criar áreas acolhedoras que convidem as pessoas a permanecer casualmente. Numerosos estudos provaram a importância das pausas para café partilhadas. Os funcionários falam uns com os outros através de departamentos e projetos. O terreno continua a ser a empresa e cresce o sentimento de pertença e o espírito de equipa dos empregados. Mobiliário de lounge confortável, uma boa máquina de café e um par de mesas de café – é tudo o que precisa para aqueles minutos de diversão.
4. Trazer a natureza para o escritório
Experimente a comodidade: a tendência de trazer uma atmosfera acolhedora para o mundo do trabalho já deu provas. Um ambiente de escritório orientado para o design moderno de interiores irradia algo descontraído e familiar. Idealmente, isto inclui uma mistura finamente equilibrada de diferentes materiais, tais como pedra, madeira e fibras naturais.
Mas que empresa está em condições de iniciar um projeto de renovação espontânea? Aqui, um simples truque pode criar rapidamente uma atmosfera descontraída: com plantas. Os criadores de tendências desenham paredes inteiras com verde e trazem a natureza para o escritório. Não custa uma fortuna, pode ser implementado sem muito esforço e tem um efeito secundário agradável: melhor ar no escritório.
5. Despertar o espírito de equipa com locais de trabalho para grupos
Colaboração é a palavra-chave do dia quando se trata de conceber novos ambientes de trabalho – lembra-se da sede da Microsoft na Alemanha mencionada no início. Embora a colaboração exija uma série de ferramentas técnicas, tais como hardware e software, existem também requisitos muito específicos para a conceção de escritórios inteligentes.
O trabalho em equipa deve ser convidativo e o melhor convite para o trabalho em equipa, para além de uma tarefa excitante, é um local de trabalho perfeito. Os locais de trabalho multifuncionais são um bom começo. Melhor ainda são os locais de trabalho para grupos especificamente concebidos para o trabalho em grupo, equipados com todas as ajudas concebíveis, tais como mesas flexíveis, flip-charts, paredes de moderação e quadros de planeamento. Então a sua equipa pode começar imediatamente e atingir a forma máxima em termos de produtividade – ainda se lembra do primeiro fator de felicidade?
Contacte-nos!
Estamos à sua disposição para responder a mais perguntas.