Segurança nos estaleiros

Sugestões para um estaleiro seguro

2022/04/11

Quer sejam objetos em queda, andaimes inadequadamente protegidos ou fuga de substâncias perigosas, muitos perigos escondem-se nos estaleiros de obras. Além disso, frequentemente existem pressão com prazos e condições climáticas desfavoráveis. Não é à toa que o número de acidentes em estaleiros é alto. Alguns resultam em ferimentos graves ou até mesmo a morte.

Portanto, é ainda mais importante que proteja os seus empregados da melhor maneira possível durante o trabalho. As nossas sugestões tornam o seu estaleiro num local mais seguro, mesmo em fases agitadas.

Os maiores perigos nos estaleiros

As estatísticas mostram: algumas causas de acidentes em estaleiros são particularmente comuns. Entre outras, incluem-se as seguintes:

Quedas

Durante os trabalhos de construção em andaimes, ocorrem frequentemente quedas com graves consequências. O mesmo aplica-se a valas e poços.

Importante: o andaime não precisa ser muito alto e as valas não precisam ser muito profundas para que uma queda cause ferimentos graves. Às vezes, uma pequena diferença de altitude é suficiente.

Quedas em solo plano

Muitos acidentes ocorrem quando as pessoas escorregam ou tropeçam em solo plano. Esse risco é particularmente alto quando chove ou com a folhagem de outono.

Queda de objetos

Não apenas as pessoas nos andaimes, mas também as que estão por baixo correm o risco de uma proteção inadequada. Na pior das hipóteses, serão atingidas por ferramentas que caem, não estando a usar capacete.

Substâncias perigosas

Outra causa comum de acidentes em estaleiros são substâncias perigosas como, por exemplo, solventes, vapores e substâncias altamente inflamáveis. Da mesma forma, colocam em risco a segurança das pessoas e do meio ambiente.

Corrente elétrica

Se as máquinas e os dispositivos elétricos estiverem danificados ou húmidos, a manutenção não tiver sido realizada corretamente ou os trabalhadores não seguirem as precauções de segurança, existe o risco de choque elétrico.

Máquinas

As máquinas tornam-se fontes de perigo de diferentes maneiras. Máquinas de cortar, por exemplo, podem causar cortes perigosos no caso de descuido. Além disso, acontece repetidamente que os peões passam despercebidos pelos operadores de máquinas ou motoristas de camiões quando estes fazem marcha atrás.

Um bom planeamento é fundamental para estaleiros seguros

O planeamento cuidadoso contribui de forma decisiva para a prevenção de acidentes em estaleiros. Preste atenção especial aos seguintes aspetos para obter mais segurança.

  • Regulamentos legais:
    Dependendo do país, existem vários regulamentos legais para a segurança nos estaleiros que devem ser cumpridos. Começam com avaliações de risco e estendem-se a equipamentos de proteção para os trabalhadores.
  • Circunstâncias individuais:
    Cada estaleiro é diferente. Os responsáveis devem, portanto, identificar os perigos potenciais individualmente e planear com antecedência como podem minimizá-los.
  • Condições meteorológicas:
    Faz diferença se o trabalho ocorre no verão ou no outono. Tenha em consideração fatores como temperaturas, precipitação ou a folhagem de outono mencionada acima.
  • Responsabilidades:
    Quem é responsável por quê e quem é responsável pela segurança numa área específica? A distribuição clara de funções e processos de trabalho estruturados ajudam a evitar acidentes. Também garantem maior eficiência. Respeite aqui também os regulamentos legais, por exemplo, em relação aos supervisores prescritos.

Sugestões para mais segurança no estaleiro

A segurança nos estaleiros é composta por muitas medidas individuais que dependem das condições individuais. Se mantiver as sugestões a seguir em mente, terá estabelecido uma boa base.

Sugestões para um estaleiro seguro wt$

Proteger e vedar as áreas de perigo

Gradeamentos, proteções laterais e coberturas evitam quedas em altura. As redes de segurança aparam objetos que caíram, por exemplo, de um andaime. Barreiras e marcações no piso não são menos importantes. Use cercas, grades de barreira e sinais de proibição para evitar que os transeuntes se percam no estaleiro e marque as áreas de perigo ou os caminhos para os trabalhadores – de preferência, de forma tão clara que permaneçam “visíveis” mesmo durante o stress no trabalho.

Sugestões para um estaleiro seguro wt$

Iluminar bem os estaleiros

Não só é difícil trabalhar no escuro, como também é mais provável que pressione um botão errado ou ignore uma barreira ou um colega ao dirigir uma empilhadora. Portanto, certifique-se de que todos os cantos do seu estaleiro estão bem iluminados. Os projetores de estaleiro LED modernos podem ser operados com um smartphone e realizam o seu trabalho mesmo a temperaturas negativas e precipitação. Se não houver ligação elétrica no local onde precisa dela, um projetor com bateria é a melhor opção.

Sugestões para um estaleiro seguro wt$

Equipar os trabalhadores com vestuário de proteção

O vestuário correto é essencial para a sobrevivência em estaleiros: inclui luvas e calçado de trabalho para uma boa postura e biqueiras como proteção contra a queda de ferramentas, componentes, entre outros, e capacetes. Peça a todos no estaleiro que usem um. As peças superiores ou os casacos protegem contra o frio e a humidade. E quando a visibilidade é ruim, os elementos refletores garantem uma melhor visibilidade. A proteção auditiva para trabalhar com máquinas ruidosas ou a proteção ocular para soldar também não deve faltar no equipamento.

Sugestões para um estaleiro seguro wt$

Manusear corretamente as substâncias perigosas

Se houver uma fuga de substâncias perigosas, esteiras de vedação, almofadas de vedação e oleados coletores podem ajudar. Espalhe simplesmente os granulados aglutinantes por cima. Em seguida, deixe-os absorver brevemente, varra-os e elimine-os. A emergência já foi resolvida.

Os tubos de absorção aglutinantes e as almofadas de absorção provaram ser eficazes na prevenção. Disponha-os em torno de máquinas ou recipientes.

Sugestões para um estaleiro seguro wt$

Prestar atenção à limpeza

Em estaleiros bem organizados, há menos perigos de tropeçar e existem menos objetos pontiagudos espalhados. Não se esqueça de fornecer aspiradores industriais que aspiram poeira prejudicial à saúde, aparas, lascas e semelhantes. Os aspiradores a molhado ainda removem líquidos e, assim, garantem ainda mais segurança no seu estaleiro.

Sugestões para um estaleiro seguro 61?

Contacte-nos!

Estamos gratuitamente à sua disposição para responder a mais perguntas.