O fluxo de mercadorias explicado de forma simples
Fluxo de material – quer acompanhar-nos numa viagem dos produtos?
O que significa “fluxo de material”? Se o utilizador estiver familiarizado com a gestão de mercadorias, sabe o que significa “planeamento espacial e controlo de movimentos dos materiais dentro de uma empresa e entre a empresa e seu ambiente”. A propósito, essa escolha de palavras soa muito abstrata para a maioria das pessoas. Isso é verdade, porque a gestão do fluxo de materiais na sua empresa é extremamente complexa e extensa.
Para ajudá-lo a compreender melhor os processos simples por detrás disto, viaje connosco pelos nossos conjuntos de divisórias para gavetas, assim, limitamo-nos ao fluxo de apenas um produto e despedimo-nos de toda a complexidade.
O início é o armazém do fabricante
O conjunto de divisórias para gavetas EUROKRAFTpro é composto por uma divisória longitudinal e quatro divisórias transversais por cada conjunto e é fornecido de tal forma que estas peças só têm de ser encaixadas umas nas outras. É o que diz a folha de dados. E esta é a única forma de ser aceite pelos destinatários mais tarde.
Isso significa que as várias peças são, em primeiro lugar, montadas durante a produção, antes que qualquer coisa seja armazenada ou enviada. E é aqui que começa o fluxo de material.
Percurso de transporte 1: armazém do fabricante -> produção do fabricante
Nas empresas produtoras, a maioria das áreas deve ser regularmente equipada com matérias-primas, consumíveis e combustíveis, peças de fornecedores e produtos semiacabados, bem como materiais de escritório e peças de reposição em geral. Os sistemas de transporte foram, portanto, instalados em muitas instalações de produção. As mercadorias podem ser entregues de forma rápida e eficaz por esteiras de rolos ou transportadores. Isto é particularmente adequado para salas de produção muito grandes. Em instalações de produção mais pequenas, os próprios empregados retiram algumas das mercadorias do local de armazenamento. No entanto, também aqui se devem deslocar grandes quantidades de peças com a ajuda de equipamentos de transporte.
No caso do nosso conjunto de divisórias para gavetas, um trabalhador também junta as quatro placas das divisórias transversais com a placa da divisória longitudinal.
Percurso de transporte 2: produção do fabricante –> intermediário
Para que o nosso conjunto de divisórias para gavetas esteja pronto para ser enviado ao intermediário, os vários componentes são digitalizados no local de armazenamento, removidos e levados para a mesa de embalagem. Aqui segue a etapa de trabalho mais importante antes do envio das mercadorias: o embalamento.
A embalagem exterior da mercadoria deve ser selecionada de modo a proteger o produto de riscos. E também o cartão da embalagem não deve ser danificado pelos cantos e arestas das chapas de metal. A película de embalamento ou a película acolchoada a ar é frequentemente utilizada para este fim. A caixa exterior que melhor se adapta deixa pouco espaço para erros.
Esta é a caixa de cartão do nosso conjunto de divisórias para gavetas: no lado exterior da caixa é colado um código de barras para que o artigo possa agora ser lido e armazenado como um todo.
Então, para onde vamos agora? Para o intermediário. Este vende bancadas de trabalho e armários de gavetas e encomendou-nos 200 conjuntos de divisórias para gavetas. O nosso conjunto deixa agora a área de envio de mercadorias da nossa própria produção em Haan, juntamente com outros 199. Sempre dez numa caixa maior e empilhados em paletes Euro. Firmemente embrulhado em película de cintagem. Faz parte do acondicionamento da carga. Afinal, as caixas não devem cair da pilha. Mais informações sobre isso mais tarde.
O que acontece na entrada de mercadorias?
A mercadoria é entregue, isso é certo. Mas muito mais importante é que a mercadoria chegue no momento acordado. Não só para que os produtos entregues possam ser utilizados a tempo, mas também para evitar o caos do tráfego nas instalações da empresa. Imagine que de repente chegam cinco camiões de mercadorias ao mesmo tempo.
O controlo da hora de chegada e o feedback de atrasos ao fornecedor fazem parte, portanto, das tarefas da secção de entrada de mercadorias. Desta forma, os prazos de entrega podem ser otimizados em conjunto.
Outras tarefas são:
- Confirmação da entrada de mercadorias
- Registo da quantidade entregue, se necessário, através de dados móveis
- Inspeção por amostras, pesagem, etc.
- Registo e, se necessário, posterior reutilização das embalagens, paletes e recipientes de transporte
- Classificação e preparação para posterior fluxo de materiais
O nosso conjunto de divisórias para gavetas está agora colocado numa palete na área de receção de mercadorias. Agora um dos outros 199 conjuntos é removido e pesado numa balança. Um conjunto pesa 5 kg e a embalagem 500 g. São 5,5 kg cada. A palete inteira com todas as caixas é então pesada. O peso da palete é subtraído do peso total alcançado. Resultado: 1,1 toneladas. Isso significa que os 200 conjuntos chegaram mesmo. Somente após essa verificação é que o número de série é digitalizado e as mercadorias registadas no sistema do intermediário.
Percurso de transporte 3: entrada de mercadorias no intermediário –> armazém do intermediário
No armazém do intermediário é utilizado um sistema de armazenamento caótico. Isso está associado ao sistema de gestão de mercadorias. Os trabalhadores registam as mercadorias através de um scanner quando estas chegam e depois movem as mesmas para um local livre. Assim, o local de armazenamento no sistema de gestão de mercadorias é registado com o produto e é possível ver qual artigo é armazenado onde. O pessoal do armazém navega de um local de armazenamento para outro através de carros para assistência e disposição e carros de elevação.
O nosso conjunto de divisórias é agora transportado para o armazém juntamente com os outros sobre uma palete e um carro de elevação.
Percurso de transporte 4: armazém do intermediário –> saída de mercadorias do intermediário
Uma semana depois, um cliente encomenda peças sobressalentes e ampliações para a sua bancada de trabalho ou armário de gavetas. Juntamente com um sistema de chapas perfuradas, um cilindro para fechadura com chave e um tapete de ranhuras finas, o conjunto é novamente digitalizado no armazém do intermediário e levado para a mesa de embalamento. Isto significa que estamos na reta final e nosso produto vai chegar em breve ao local de utilização.
O poder de uma boa mesa de embalamento
Uma boa mesa de embalamento é a chave para a rapidez no fluxo de mercadorias, porque se uma pessoa de embalamento tem tudo preparado à altura de trabalho pessoal, ele pode trabalhar de forma mais eficiente e mais saudável. Mas o que faz de uma mesa de embalamento uma boa mesa de embalamento?
- Todos os meios auxiliares necessários (caixas de cartão, dispensadores de fitas adesivas, balanças, impressoras de etiquetas, etc.) estão disponíveis diretamente na mesa de embalamento.
- Conexão digital dos dados a serem introduzidos (artigo, quantidade, peso, endereço de entrega, etc.).
- A altura da mesa de embalamento pode ser ajustada para que os trabalhadores altos e baixos trabalhem nas mesmas condições.
- Na estação de embalamento, todos os tipos de embalagem devem ser possíveis: desde envelopes, passando pelas paletes com caixas de cartão até aos bidões e contentores.
O poder da embalagem certa
O nosso conjunto para gavetas ainda está na sua embalagem exterior original. Juntamente com os outros três artigos para o cliente, o conjunto é agora novamente embalado na mesa de embalamento, de modo que nada seja danificado. As seguintes regras ajudarão durante o embalamento correto:
- Os artigos pesados são colocados em baixo.
- Os produtos mais sensíveis são colocados, tanto quanto possível, no centro e os produtos mais leves em cima.
- As almofadas de ar, o papel de embalamento ou os resíduos de papelão servem para preencher espaços e amortecem dentro da embalagem para evitar que as mercadorias embaladas se friccionem umas nas outras ou danifiquem a parede interna da caixa de cartão.
- As mercadorias leves são protegidas com materiais macios como a película acolchoada a ar, enquanto que para as mercadorias pesadas são utilizados acolchoamentos mais duros como o papelão perfurado.
- Uma vez que os cantos e as arestas de uma embalagem são mais frequentemente danificados, estes devem ser sempre protegidos pelo interior com material de enchimento.
Quando tudo estiver embalado de forma segura, a encomenda é colocada no carrinho de envio e transportado para a área de envio de mercadorias.
Logística: a razão porque uma boa preparação é tudo
O acondicionamento da carga é obrigatório para todos os prestadores de serviços de logística. As empresas de expedição usam auxiliares como cintas de amarração, redes, almofadas antiderrapantes e calços para rodas. Estes são normalmente transportados a bordo do camião. Assim, quando o motorista recebe os documentos de remessa, ele verifica se tudo está lá e, em seguida, carrega a mercadoria de forma segura. O objetivo é assegurar que os bens permaneçam como estavam no início da viagem, mesmo depois de muitas curvas e buracos.
Percurso de transporte 5: saída de mercadorias do intermediário –> local de utilização
Depois de muitas horas de condução e de um longo engarrafamento, o pacote com o nosso conjunto de divisórias chega ao local de utilização. O conteúdo é verificado, o conjunto é novamente digitalizado no armazém do intermediário para removê-lo do sistema e o documento de remessa é assinado.
Uma hora depois, o nosso conjunto de divisórias já está na gaveta de uma bancada de trabalho. A EUROKRAFTpro concede uma garantia de dez anos aos seus produtos. É assim que termina a nossa viagem dos produtos.
Como planeia o seu fluxo de mercadorias?
Faça as perguntas certas!
A viagem dos produtos aqui descrita é, naturalmente, o caso ideal. Só funciona desta forma se os requisitos básicos forem cumpridos. Para garantir que a jornada completa dos produtos também ocorra de acordo com o cronograma no final, muitas perguntas devem sempre ser respondidas rapidamente e com antecedência:
- Quanto tempo demora um grupo de mercadorias de A para B?
- Quantas unidades são enviadas com uma remessa?
- Como devem as mercadorias ser embaladas e protegidas para que sobrevivam ao transporte sem danos?
- Quantos percursos de transporte diferentes existem e qual destes é o melhor para nós?
Idealmente, as respostas a essas perguntas são gravadas num sistema para cada grupo de mercadorias. Se, por exemplo, o utilizador digitalizar as mercadorias X na mesa de embalamento, o sistema já sabe com qual empresa de expedição as mercadorias devem ser registadas para expedição e quanto tempo levará aproximadamente o itinerário de transporte até o destinatário. A partir daí, a data e a hora de entrega são automaticamente calculadas e indicadas ao destinatário. Os engarrafamentos de trânsito e os acidentes são, evidentemente, imprevisíveis.
Tome as medidas certas!
Boa preparação é tudo: deve sempre saber o que fazer quando …
- … entra mercadoria a mais ou a menos na área de entrada de mercadorias do que a pedida?
Certifique-se de registar isso nos documentos de acompanhamento e fazer com que seja assinado pelo fornecedor das mercadorias. Depois contacte a empresa de expedição e discuta os próximos passos. - … as mercadorias chegam danificadas?
Em princípio, o fornecedor de serviços de logística é responsável. Desde que o dano não seja causado por falta de embalagem da empresa de expedição. Isto normalmente pode ser comprovado. Se o utilizador detetar algum dano durante o controlo na entrada de mercadorias, anotá-lo nos documentos de remessa e solicitar ao fornecedor que o assine. Se os defeitos só se tornarem visíveis mais tarde, informe-os imediatamente ao remetente. - … a mercadoria é muito pesada e volumosa?
Antes do transporte, verifique se os empregados precisam de equipamento de proteção para isso e se o transporte deve ser feito com máquinas grandes. Manter o conjunto de regras pronto para os funcionários e sensibilizar os mesmos para o manuseamento seguro dessas máquinas. A visibilidade pode ser severamente limitada, por exemplo, ao transportar um objeto grande com um dispositivo de elevação. Isto aumenta o risco de acidentes. Mais sobre o tema da segurança no trabalho.
Se ainda tiver dúvidas sobre o fluxo de material ou um dos nossos produtos, escreva-nos uma mensagem, converse connosco na nossa loja online ou ligue para nós. Estamos aqui ao seu dispor.
Contacte-nos!
Estamos gratuitamente à sua disposição para responder a mais perguntas.