Os empregadores devem saber o seguinte
Medidas de higiene importantes nas empresas
Em grande medida, a prevenção da propagação de doenças nas empresas está nas nossas mãos. As medidas de boa higiene, também cumpridas pelos funcionários, são o pré-requisito para tal.
Neste artigo, descobrirá que regras de higiene podem ser implementadas e como pode motivar os seus empregados a segui-las. Em primeiro lugar, gostaríamos de lhe lembrar as vantagens de uma boa higiene no local de trabalho.
Quais são as vantagens de uma boa higiene?
- empregados saudáveis e produtivos
- menos dias de baixa
- maior produtividade
- maior volume de negócios e custos mais baixos
Para uma proteção ideal
Qual é a diferença entre higiene pessoal e na empresa?
Higiene na empresa
A higiene na empresa está relacionada com a limpeza da empresa, dos locais de trabalho e do equipamento de trabalho. Esta é da responsabilidade da gestão da empresa. Onde quer que existam muitas pessoas, por exemplo: em pavilhões de produção ou escritórios, existe o risco de que germes e vírus se propaguem e de que as pessoas adoeçam. Para evitar que tal ocorra, recomendamos a implementação e o cumprimento rigoroso das disposições de higiene que se seguem. Estas três importantes medidas para uma boa higiene na empresa devem ser implementadas e consistentemente cumpridas pela gestão da empresa.
Limpeza organizada
A limpeza regular e minuciosa de todas as instalações da empresa é o ponto de partida para uma boa higiene na empresa. É dada especial atenção a áreas com uma frequência elevada de visitantes, tais como casas de banho e cozinhas de escritório.
A nossa lista de verificação prática para uma limpeza ideal do escritório ajuda-o a implementar um plano de limpeza concreto. As suas instalações de produção também precisam de ser limpas.
Ventilação regular
A influência do ar ambiente sobre a saúde dos seus empregados não deve ser subestimada. Em salas mal ventiladas, os agentes patogénicos multiplicam-se e propagam-se mais rapidamente. É por isso que recomendamos a ventilação dos seus espaços de escritório várias vezes por dia durante 3 a 10 minutos com a janela aberta.
Higiene da água potável
Existe uma instalação de água potável no seu edifício? A água é um alimento perecível e pode adoecer os seus empregados, por exemplo, com legionela e bactérias coliformes. A responsável por assegurar que a qualidade da água potável é sempre irrepreensível é sua.
Higiene pessoal
A área da higiene pessoal inclui todas as medidas concebidas para manter os empregados e o respetivo vestuário de trabalho limpos. Só é possível assegurar um ambiente de trabalho limpo se a higiene for levada a sério a todos os níveis. As quatro regras que se seguem devem ser implementadas pessoalmente por todos os empregados. A gestão da empresa pode disponibilizar assistência, por exemplo, através de indicações visuais e formações.
Não se esqueça de lavar as mãos
A lavagem regular das mãos com sabão é considerada a forma mais eficaz de prevenir a propagação de germes e vírus causadores de doenças. Neste caso, o método é crucial.
É também importante que os seus empregados lavem as mãos no momento certo, por exemplo:
- antes de comer
- depois de ir à casa de banho
- depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz
- após o contacto com substâncias perigosas ou resíduos
- após o contacto com superfícies potencialmente contaminadas (por exemplo: puxadores de portas e corrimões de escadas)
Tossir e espirrar de forma correta
Mesmo que tenhamos aprendido tudo isto ainda muito cedo, vale a pena recordar regularmente os comportamentos corretos aos seus empregados.
- Afaste-se sempre dos seus colegas quando tiver de espirrar ou tossir.
- Se disponível, é melhor usar um lenço de papel descartável que possa deitar fora.
- Em alternativa, deve espirrar ou tossir para a curva do cotovelo, nunca para a mão aberta.
- Em seguida, lave sempre as mãos com sabão ou utilize um desinfetante.
Tome duches e mude de roupa regularmente
O vestuário limpo, odor corporal agradável, unhas bem cuidadas e cabelo lavado não só causam uma boa impressão, como também são higiénicos. Especialmente em indústrias como a da restauração ou a indústria alimentar, a higiene corporal básica é indispensável.
Para a maioria dos empregados, isto já é certamente natural, mas há exceções. Neste caso, os supervisores devem, de forma amigável, mas firme, relembrar os empregados que devem prestar atenção à sua higiene corporal.
Em caso de doença, fique em casa
Qualquer pessoa que esteja doente deve ficar em casa. Infelizmente, muitos empregados arrastam-se para o trabalho de qualquer forma. Não querem sobrecarregar os seus colegas com a carga de trabalho ou parecer preguiçosos. No entanto, se infetarem outros empregados, isso não ajuda ninguém.
Cabe à direção da empresa a implementação de uma cultura e de regulamentos adequados para a empresa que permitam aos empregados recuperarem de doenças sem ficarem com a consciência pesada. Por exemplo, poderá eventualmente permitir que os seus empregados fiquem em casa durante um determinado número de dias sem ter de apresentar um atestado médico.
Como pode motivar os seus empregados para o cumprimento dos padrões de higiene?
Explicar o “porquê”
Os seus empregados terão uma maior probabilidade de cumprir as normas de higiene se compreenderem a razão pela qual o devem fazer. Os motivos não são autoexplicativos. Deve explicar o impacto concreto da falta de higiene sobre a empresa e sobre cada um dos empregados, e a forma como cada indivíduo pode contribuir para a contenção de doenças.
2. Simplificar tanto quanto possível
Os novos comportamentos, tais como a lavagem regular das mãos, só se tornam hábitos se forem fáceis de executar. Por exemplo, deve haver sempre sabão e toalhetes de papel suficientes nas casas de banho para que todos possam lavar e secar devidamente as mãos. Por vezes, o caminho para a casa de banho é demasiado longo. Depois, pode instalar estações de desinfeção das mãos para possibilitar uma higienização constante das mãos.
3. Lembretes regulares
As disposições de higiene têm de ser lembradas aos seus empregados. Os auxiliares visuais, tais como cartazes e sinais estrategicamente colocados, asseguram que os seus empregados dispõem sempre das instruções mais importantes. Além disso, pode enviar e-mails regulares sobre o tema e realizar sessões especiais de formação.
Contacte-nos!
Estamos à sua disposição para responder a mais perguntas.