Medidas eficazes contra o calor no local de trabalho
Quando os colegas já se escondem atrás de persianas baixadas logo de manhã, o chefe afrouxa a gravata e o escritório doméstico é transferido para a cave, então chegou o momento: o verão também chegou às nossas latitudes.
Este é um momento particularmente desafiante para empregadores e empregados. Porque o tempo abafado e as altas temperaturas podem por vezes levar a uma fadiga significativa durante o trabalho no escritório, armazém ou instalações de produção.
Mas, com medidas simples, é possível tornar um local de trabalho bastante agradável no verão. Este guia mostra-lhe como pode fazê-lo na prática.
Como o calor afeta o local de trabalho
Em que medida é que as altas temperaturas afetam os trabalhadores? Um estudo do Instituto Federal Alemão de Saúde e de Segurança no Trabalho (Bundesanstalt für Arbeitsschutz und Arbeitsmedizin, BAuA) quis saber isso com exatidão.
Os participantes neste ensaio realizaram as suas atividades num espaço demasiado aquecido enquanto o seu desempenho e funções corporais eram monitorizados. O resultado:
- Embora os participantes tenham demonstrado um aumento da frequência cardíaca, da temperatura da pele e da humidade da pele, a qualidade do trabalho não sofreu inicialmente.
- No entanto, os participantes tiveram de se esforçar muito mais para manter o seu nível de desempenho. A capacidade de o fazer diminuiu ao longo do tempo.
- O cansaço e a sonolência aumentaram, ao passo que a capacidade de concentração diminuiu constantemente.
Conclusão: as pessoas são perfeitamente capazes de trabalhar sob a influência do calor. Mas isto só funciona durante um período de tempo limitado. Se o empregador e os trabalhadores tomarem medidas adequadas, este período pode ser prolongado e a aptidão para o rendimento pode ser aumentada consideravelmente.
O que fazer contra o calor? Medidas para um local de trabalho agradável
Para assegurar que o trabalho durante o tempo quente não se torna um tormento, é necessário que tanto o empregador como os empregados tomem medidas. O primeiro estabelece as condições espaciais e técnicas, flexibiliza quaisquer regras em vigor e fornece os recursos necessários para a proteção contra o calor.
Os trabalhadores, por outro lado, podem combater proativamente as temperaturas estivais com diversas pequenas medidas. Porque o estudo do BAuA também mostra que mesmo ações simples, como beber líquidos em quantidades suficientes, têm um grande efeito.
Estas são as obrigações do empregador
O regulamento alemão relativo à temperatura ambiente nos locais de trabalho ASR A3.5 recomenda ao empregador que tome medidas adequadas para combater o calor a partir dos 26 graus. A partir dos 30 graus, deve mesmo agir.
O regulamento não determina em pormenor os meios que as empresas devem utilizar. Apenas é importante que estes sejam adequados para uma gestão térmica bem-sucedida.
Além disso, existem áreas de trabalho como armazéns, instalações de logística ou de produção que são particularmente suscetíveis ao calor devido às condições ambientais predominantes. Neste caso, o empregador deve acompanhar de perto a situação e efetuar uma avaliação de riscos regularmente para proteger os empregados.
Em última análise, cabe a cada diretor de empresa decidir quais as medidas a tomar quando necessário. As medidas adequadas na aceção do legislador são:
- Disponibilização e controlo de proteção contra o sol e um sistema de ventilação: arejar de manhã, seguido de sombreamento e janelas fechadas durante as horas mais quentes do dia provaram ser ações particularmente eficazes.
- Antecipar o horário de trabalho para as primeiras horas da manhã: esta medida é particularmente adequada para o trabalho ao ar livre ou junto de máquinas que produzem calor.
- A flexibilização dos regulamentos relativos ao vestuário, na medida em que tal possa ser conciliado com a segurança no trabalho: trocar calçado de segurança por sandálias? É melhor não! Por outro lado, é um grande alívio quando os trabalhadores são autorizados a deixar as gravatas na gaveta ou a desabotoar as camisas durante períodos sem contacto com o cliente.
- Oferecer bebidas: se, por norma, a água fria não estiver disponível no local de trabalho, esta deve ser disponibilizada em dias quentes. O empregador também pode dar um contributo importante com um lembrete regular para beber água.
- Fornecer aparelhos para arrefecimento: as ventoinhas proporcionam um arrefecimento confortável no intervalo de temperaturas de 26 a 35 graus. Se o calor continuar a aumentar, as empresas são obrigadas a fornecer sistemas mais complexos, tais como aparelhos de ar condicionado, cortinas de água ou chuveiros de ar fresco.
Qual é a ventoinha certa para a sua empresa? Encontre a resposta no nosso guia de compras!
Os próprios trabalhadores podem tomar estas medidas
Em caso de calor persistente, os empregados podem e devem recorrer ao autocuidado ativo. Idealmente, cada indivíduo presta atenção de forma consciente ao seu próprio estado e reage a tempo a sinais de alarme, tais como diminuição da concentração, dores de cabeça ou fadiga.
Para manter o bem-estar no local de trabalho com temperaturas estivais elevadas, os seguintes métodos provaram ser eficazes:
- As pausas em períodos de maior calor podem ser úteis quando se trabalha em espaços particularmente quentes, mas devem ser acordadas com o empregador.
- Passar água morna a fria sobre as mãos, pulsos e antebraços ajuda o corpo a gerir a temperatura.
- Alimentos e bebidas refrescantes podem fazer uma grande diferença: chá de hortelã frio, iogurte, sopa morna, legumes cozinhados a vapor e outros pratos leves não sobrecarregam tanto o organismo como pratos pesados de massa ou carne. A comida picante também não é ideal se estiver calor. Em qualquer caso, é importante beber líquidos regularmente. A propósito, a fruta também contém muita água. Então porque não petiscar um pouco de melão ou uma laranja?
- No escritório doméstico: transferir o posto de trabalho para a parte mais fresca da casa ou, se possível, alterar o horário de trabalho para as horas mais frescas do dia. A sesta, uma peculiaridade dos nossos países vizinhos do sul, pode ser implementada perfeitamente em casa.
- Evite fontes de calor e desligue as luzes e aparelhos não essenciais.
Verão estragado? Como manter-se produtivo apesar do ambiente abafado
O calor nem sempre é o fardo mais pesado a suportar no local de trabalho durante os meses de verão. As frentes de baixa pressão também nos trazem regularmente chuva persistente. Para o clima no local de trabalho, um verão chuvoso traz os seus próprios desafios.
Mantenha-se produtivo durante as chuvas de verão com as nossas dicas:
- O ar ambiente quente e abafado é particularmente duro para os habitantes da Europa. Uma corrente de ar refrescante, tal como a fornecida por ventoinhas ou janelas abertas “em cruz”, ajuda a combater a transpiração excessiva.
- A ventilação adequada também ajuda a prevenir a formação de bolores prejudiciais à saúde nas paredes e janelas. Portanto, em espaços de trabalho ou no escritório doméstico, aplica-se o seguinte: arejar o espaço três a cinco vezes por dia. Em casos problemáticos, um desumidificador elétrico pode ajudar.
- Usar roupa larga e arejada, pouca maquilhagem ou creme corporal e beber muitos líquidos ajudará a manter a sensação de conforto em dias muito húmidos.
Contacte-nos
Estamos gratuitamente à sua disposição para responder a mais perguntas.