Panta rhei, tudo flui – sobretudo o fluxo de mercadorias
Os transportes de materiais internos bem integrados são fatores de sucesso decisivos para o fluxo da produção.
Quem, durante os processos de transporte, prestar atenção ao que Heraclito diz, “Tudo flui”, ou melhor, “Tudo em fluxo”, não erra. Pois só quando os processos de transporte dentro da empresa decorrem sem problemas é que consegue exatamente o que pretende e quando o pretende.
E se tudo fluir como deve, conseguimos disponibilizar-lhe novos produtos: aparelhos de transporte inteligentes, por exemplo, que estabelecem padrões novos e mais eficientes para o percurso de A para B e que fazem com que tudo flua mais facilmente.
Os percursos de transporte são tão diversificados como os materiais ou as mercadorias que devem ser transportados nos mesmos. Existem percursos largos e estreitos, curtos e longos, com pouco e com muito trânsito. Devido à sua própria natureza, como os problemas residem nos pormenores, é necessário garantir um transporte de material interno adaptado e integrado. Frequentemente, para fazer face, por exemplo, a um elevado volume de tráfego, são adotados transportes não consolidados, processos de reembalamento complexos ou simplesmente uma “frota” incorreta. Também não têm de passar necessariamente por pequenas ruas de aldeias italianas num veículo todo-o-terreno largo. Da mesma forma, também se revela pouco pertinente que um Isetta circule na via da esquerda numa autoestrada com quatro faixas.
Uma das principais tarefas das empresas consiste em alcançar uma sincronização perfeita de todos os processos no âmbito do fornecimento intralogístico de materiais. E um dos fatores mais importantes é o aparelho de transporte utilizado e o seu “itinerário”.
Para que fique bem claro: infelizmente, não existe uma solução única para todos os requisitos relativos a armazéns ou a outros ambientes de trabalho, para todos os percursos de transporte e para todas as mercadorias a transportar.
Então, quais são os aparelhos de transporte corretos para permitir um fluxo de mercadorias ideal?
Comboios logísticos. O comboio é composto por um rebocador, um chamado veículo de movimentação de carga e pelo menos um reboque de comboio logístico e é perfeito para disponibilizar frequentemente pequenas quantidades nos locais onde são necessárias, o que permite um melhor fluxo de materiais e tempos de ciclo reduzidos.
Os tipos de transporte como o comboio logístico são fundamentais para a produção Just-in-time e Just-in-sequence. Os rebocadores movem disposições de carros – pela empresa, pelo hospital, pelo armazém de mobiliário ou de bebidas – que estão equipados individualmente de acordo com os requisitos internos da empresa. Deste modo, conseguem transportar os mais variados materiais de forma eficiente, rápida e segura e também substituem a empilhadora de forquilhas.
Mas não é só isso: as deslocações sem carga também são minimizadas com o auxílio de uma alimentação de impulso deste tipo, visto que é possível transportar diferentes mercadorias em conjunto.
Resumo das principais vantagens dos comboios logísticos.
- Maior capacidade de transporte em comparação com empilhadoras
- Agrupamento de viagens de transporte
- Fornecimento sem empilhadoras: redução dos acidentes de transporte
- Lean Production
- Redução do volume de tráfego
- Redução dos custos de pessoal
- Aumento da transparência e eficiência do processo
- Custos de manutenção reduzidos
- Tempo de reabastecimento menor para reabastecimento de materiais
- Diminuição dos stocks nas linhas de produção
- Aumento da segurança durante o abastecimento das linhas de produção e de montagem
Qual é o sistema de comboio logístico certo para si?
Antes de incorporar comboios logísticos nos processos da sua empresa, pense mais um pouco no veículo todo-o-terreno e no Isetta: nem tudo se desloca em todos os percursos da mesma forma. Por isso, inicialmente, deve fazer um levantamento das tarefas que tem em mãos e das que estão planeadas. Os seguintes pontos são decisivos para o planeamento subsequente e respetiva decisão no que diz respeito a um sistema de transporte adequado às suas necessidades:
- Quais os suportes de carga disponíveis e que devem ser transportados?
- Como é que os suportes de carga devem ser transportados?
- Quais as dimensões e o peso dos suportes de carga?
- Qual é o peso total em condição de carga?
- As passagens são suficientemente largas para carregar e descarregar sem problemas?
- É necessário circular em inclinações ou rampas? Em caso afirmativo, qual a dimensão da inclinação?
- É necessário adaptar processos de trabalho?
- Está planeado um movimento unidirecional ou também estão previstas mudanças de direção?
- Quais as condições dos pisos?
- O comboio logístico será utilizado apenas no trânsito dentro da empresa ou também no exterior?
- Com que frequência é que os materiais são necessários?
- Existem requisitos especiais sobre o transporte do seu suporte de carga, por exemplo, penetração de sujidade, capacidade de descarga, fixação da carga?
A partir daí, consegue identificar percursos de transporte ideais, fazer uma atribuição logística dos veículos aos trajetos, planear uma criação de um itinerário para uma utilização eficiente dos recursos e da capacidade e, finalmente, escolher o sistema de comboio logístico perfeito para si. Também é necessário prestar atenção às seguintes questões, visto que também há limites para os comboios logísticos grandes.
Limites técnicos
Os comboios logísticos não fazem sentido ou não são possíveis se as mercadorias a transportar forem demasiado grandes ou pesadas para os sistemas mais comuns. Os fatores externos, tais como trajetos irregulares ou demasiado estreitos ou o acesso a estações de carga e descarga, também podem limitar esta solução.
Limites económicos
Mesmo do ponto de vista económico, um comboio logístico nem sempre compensa. Por exemplo, em caso de pequenas distâncias ou de uma elevada necessidade de material, onde, além disso, não são necessárias atividades de integração. Neste caso, o esforço por vezes elevado para a composição de um comboio logístico não compensa. Nessas situações, os transportes com recurso a empilhadoras ou a uma tecnologia de transporte fixa, como esteiras de rolos, seriam a solução mais económica.
Da Amazon diretamente para o armazém de bebidas em Bodenheim, na margem esquerda do rio Reno.
Em armazéns grandes, por exemplo, nas principais empresas de venda por correspondência a nível mundial, também são utilizados grandes rebocadores com reboques que conseguem mover várias cargas para levar peças individuais de A para B. No entanto, estes veículos de movimentação de carga grandes nem sempre são práticos: no armazém de bebidas em Bodenheim, na margem esquerda do rio Reno, ou na loja de móveis em Braunschweig, o espaço é reduzido ou são raras as vezes em que é necessário deslocar mercadorias.
Neste caso, os pequenos rebocadores com reboques são muito mais vantajosos. Esses pequenos equipamentos de tração não têm lugar de pé nem sentado para o condutor, sendo empurrados, puxados, guiados e direcionados manualmente. Mas não precisa de se preocupar: a força dos músculos não é necessária aqui, visto que o mecanismo de deslocação integrado assume o trabalho principal ou o trabalho pesado. Os colaboradores conseguem trabalhar confortavelmente junto do mini-rebocador e manobrá-lo facilmente. Também é possível mover mercadorias de forma simples e segura, mesmo em espaços mais reduzidos, em percursos curtos e planos.
Graças à sua versão compacta, as soluções de mini-rebocador também são perfeitas para reabastecer mercadorias na produção ou em supermercados, assim como para os transportes em aeroportos e hospitais. Os carros ou reboques são simples de substituir para que seja possível proceder a uma mudança rápida e flexível entre diferentes tarefas. Devido ao seu baixo peso, os rebocadores também são ideais para a utilização em mezaninos. Ocasionalmente, os rebocadores também podem ser utilizados ao ar livre, caso precise de manobrar, por exemplo, um reboque automóvel.
Não é preciso ser grande para se ser grande ou forte.
Caso o “tamanho” e a flexibilidade sejam fundamentais, apresentamos-lhe agora um rebocador elétrico Premium que, há que dizê-lo, nós próprios já utilizamos há um tempo considerável no armazém e que nos satisfaz plenamente. Grosso modo, funciona. Desfrute também do TAKKTOR T2000 da kaiserkraft. Este rebocador elétrico guiado por lança de tração está equipado com acoplamento e carregador e tem uma força de tração de 2000 quilos. O melhor de tudo: não necessita de carta de condução para o conduzir.
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Ao mesmo tempo que combinamos os nossos rebocadores elétricos com carros que são adequados para tarefas específicas, também lhe conseguimos oferecer soluções personalizadas. Pergunte-nos. Temos todo o gosto em aconselhá-lo.