3 recomendações práticas para uma boa limpeza do escritório
Você e os seus empregados passam a maior parte do dia no local de trabalho. Por isso, este deve manter-se sempre limpo e arrumado. Durante o dia de trabalho intenso dos empregados e chefes, no entanto, raramente há tempo para lidar minuciosamente com a organização da limpeza do escritório.
Mesmo que este tópico não esteja no topo da sua lista de prioridades, no entanto, vale a pena dar uma vista de olhos mais atenta. Todas as áreas estão a ser limpas de forma ótima? Há alguma coisa que possa ser melhorada?
Neste artigo irá aprender porque é que um local de trabalho limpo é tão importante e obter uma “lista de verificação para uma limpeza ótima do escritório”. Também vamos esclarecer quem é o responsável pela limpeza e como se pode evitar conflitos sobre a limpeza.
A importância da limpeza do escritório
É claro que todos preferem um ambiente limpo. No entanto, no contexto empresarial, existem outras razões válidas para que a limpeza do escritório não seja negligenciada.
Aparência profissional
A aparência do espaço do seu escritório é o cartão de visita da sua empresa. Se quiser aparecer como um parceiro comercial de confiança e profissional, não deve faltar a limpeza durante as visitas dos clientes.
Aumentar o bem-estar e a produtividade
Ninguém gosta de trabalhar num escritório sujo. Se os empregados se sentirem confortáveis no local de trabalho, ficam mais motivados e mais produtivos. A limpeza básica é o pré-requisito para tal.
Prevenir doenças
Um escritório torna-se rapidamente num ponto central para germes que se propagam em teclados e maçanetas de portas. Se quiser manter os níveis de doença baixos, especialmente durante a estação fria, deve limpar e desinfetar regularmente o espaço.
Poupar custos
Mesmo que tenha de gastar dinheiro na limpeza no início, isto irá poupar-lhe dinheiro a longo prazo. Se o equipamento e os materiais de trabalho forem limpos regularmente, permanecem em bom estado por mais tempo e não precisam de ser substituídos tão rapidamente.
Que áreas devem ser limpas e com que frequência?
Num escritório da empresa há muitas salas que, dependendo da sua utilização, precisam de ser limpas de forma diferente, frequente e minuciosa. A nossa lista de verificação ajudá-lo-á a criar um plano concreto para a limpeza.
Geral
O seguinte aplica-se a todas as instalações: o ar também deve ser “limpo”. O ambiente no local de trabalho influencia o bem-estar e o desempenho dos seus empregados. É aconselhável ventilar regularmente durante 3 a 10 minutos, para trazer uma “lufada de ar fresco” para as salas.
Além disso, planeie limpar ou substituir os filtros do seu ar condicionado a intervalos regulares. Caso contrário, as bactérias e o bolor podem facilmente crescer aqui, reduzindo significativamente a qualidade do ar.
Salas do escritório
É aqui que os empregados passam a maior parte do seu tempo durante o dia. Por conseguinte, a limpeza regular é particularmente importante.
Uma vez ou várias vezes por semana
- Esvaziar o balde do lixo
- Limpar as superfícies com um pano húmido. Para tal, é melhor usar panos de limpeza e o agente de limpeza apropriado.
- Limpar os telefones, teclados e ratos. Utilizar para tal panos de desinfeção e panos de microfibras. Certificar-se de que nenhum líquido penetre nas fendas dos dispositivos eletrónicos.
- Limpar os quadros brancos. O melhor é utilizar espuma de limpeza especial ou panos de limpeza para este fim.
- Aspirar as alcatifas. Existem aspiradores a seco e molhado especiais para este fim.
- Lavar o chão liso. Com um carrinho de limpeza isso torna-se rápido e fácil.
Uma vez por mês ou com menos frequência
- Remover as nódoas nas alcatifas e limpá-las profundamente
- Limpar bem as janelas e portas
- Limpar as paredes divisórias e tetos
- Mandar limpar as cortinas e cortinados
- Limpar o pó dos radiadores
Cantina ou cozinha
Esta área torna-se frequentemente um ponto de discórdia entre os empregados, uma vez que ninguém se sente realmente responsável pela sua arrumação. Aprenda aqui como pode evitar isso.
Uma vez ou várias vezes por semana
- Esvaziar o balde do lixo
- Lavar a loiça
- Lavar as superfícies e chão
- Remover os alimentos expirados do frigorífico
- Limpar o micro-ondas
Uma vez por mês ou com menos frequência
- Descalcificar e limpar profundamente as máquinas de café, chaleiras, bebedouros e máquinas de lavar louça
- Limpar os frigoríficos e descongelar, se necessário
Instalações sanitárias
Aqui é particularmente importante assegurar uma higiene suficiente. Dependendo do número de utilizadores, poderá ser necessário limpar várias vezes por dia.
Uma vez ou várias vezes por dia
- Lavar e desinfetar as casas de banho, as torneiras e os pisos
- Reabastecer o material de higiene, tal como, papel higiénico, sabão e toalhetes de papel
Área exterior e fachada
As superfícies exteriores transmitem a primeira impressão da sua empresa. Por conseguinte, devem ser limpas regularmente e dependendo das condições meteorológicas.
Uma vez ou várias vezes por semana
- Esvaziar os baldes do lixo e cinzeiros
- Varrer e eliminar a folhagem
- Varrer os caminhos e entradas e desobstruí-los
Uma vez por mês ou com menos frequência
- Limpar os tapetes
- Cortar a relva
- Cortar as ervas daninhas e renovar as flores
Uma vez a duas vezes por ano
- Limpar a fachada
- Lavar os caminhos a alta pressão
Oficinas, produção, armazém e outras instalações
As instalações com uso especial requerem frequentemente uma limpeza especial, que difere dependendo da função. Grandes áreas podem ser limpas com, por exemplo, máquinas de limpeza de alta pressão e de jato de vapor.
Quem é responsável pela limpeza do escritório?
A fim de poupar custos, o empresário engenhoso planeia simplesmente deixar os trabalhos de limpeza para os empregados. No entanto, isso não é permitido em todo o lado. De acordo com o direito da autoridade alemão, por exemplo, o empregador só pode atribuir atividades equivalentes aos empregados, tal como estipulado no contrato de trabalho.
Além disso, uma decisão judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Mainz na Alemanha confirmou que os trabalhadores têm o direito a trabalhar em ambientes limpos. O empregador está sujeito a um dever de proteção e é assim obrigado a assegurar a saúde dos empregados. Isto inclui também a eliminação de quaisquer deficiências de higiene que possam levar a danos para a saúde.
Para limpar a sua empresa, como empregador, tem a opção de o fazer você mesmo, de contratar uma empresa de limpeza ou de recrutar um serviço de limpeza profissional. Quando pessoal especialmente treinado assume a limpeza, pode ter a certeza de que todas as áreas ficam profissionalmente limpas.
Como evitar conflitos sobre a limpeza
Ninguém se sente responsável pela limpeza da máquina de lavar loiça e os colegas queixam-se de chávenas de café sujas no lava-loiça? A longo prazo, esta guerra mesquinha prejudica o ambiente de trabalho e a motivação. É por isso que os chefes devem criar condições claras logo desde o início.
Deve ser comunicado que os próprios funcionários são responsáveis pela arrumação básica no escritório e especialmente na sua própria secretária. A arrumação ligeira pode certamente ser feita pelos empregados. Isto inclui, por exemplo, levar pratos usados para a cozinha no final do dia de trabalho, armazenar documentos e pastas nas bandejas e armários designados, bem como deixar as salas de conferência arrumadas após as reuniões.
Por vezes, pode ajudar a elaborar um plano concreto no qual se regulamenta quem é responsável por que tarefas de arrumação, tais como retirar e arrumar a loiça da máquina de lavar. Para manter as coisas equilibradas, as tarefas devem ser distribuídas uniformemente entre todos os colegas.
Esperamos que as sugestões deste artigo o ajudem a conseguir um local de trabalho mais limpo onde todos os empregados se sintam confortáveis. Teremos todo o gosto em aconselhá-lo sobre artigos de limpeza e de higiene adequados para uma limpeza ótima da sua empresa.