3 recomendações práticas para uma boa limpeza do escritório

2024/10/07

Você e os seus empregados passam a maior parte do dia no local de trabalho. Por isso, este deve manter-se sempre limpo e arrumado. Durante o dia de trabalho intenso dos empregados e chefes, no entanto, raramente há tempo para lidar minuciosamente com a organização da limpeza do escritório.

Mesmo que este tópico não esteja no topo da sua lista de prioridades, no entanto, vale a pena dar uma vista de olhos mais atenta. Todas as áreas estão a ser limpas de forma ótima? Há alguma coisa que possa ser melhorada?

Neste artigo irá aprender porque é que um local de trabalho limpo é tão importante e obter uma “lista de verificação para uma limpeza ótima do escritório”. Também vamos esclarecer quem é o responsável pela limpeza e como se pode evitar conflitos sobre a limpeza

Limpeza do escritório

A importância da limpeza do escritório

É claro que todos preferem um ambiente limpo. No entanto, no contexto empresarial, existem outras razões válidas para que a limpeza do escritório não seja negligenciada.

Que áreas devem ser limpas e com que frequência?

Num escritório da empresa há muitas salas que, dependendo da sua utilização, precisam de ser limpas de forma diferente, frequente e minuciosa. A nossa lista de verificação ajudá-lo-á a criar um plano concreto para a limpeza.

Quem é responsável pela limpeza do escritório?

A fim de poupar custos, o empresário engenhoso planeia simplesmente deixar os trabalhos de limpeza para os empregados. No entanto, isso não é permitido em todo o lado. De acordo com o direito da autoridade alemão, por exemplo, o empregador só pode atribuir atividades equivalentes aos empregados, tal como estipulado no contrato de trabalho.

Além disso, uma decisão judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Mainz na Alemanha confirmou que os trabalhadores têm o direito a trabalhar em ambientes limpos. O empregador está sujeito a um dever de proteção e é assim obrigado a assegurar a saúde dos empregados. Isto inclui também a eliminação de quaisquer deficiências de higiene que possam levar a danos para a saúde.

Para limpar a sua empresa, como empregador, tem a opção de o fazer você mesmo, de contratar uma empresa de limpeza ou de recrutar um serviço de limpeza profissional. Quando pessoal especialmente treinado assume a limpeza, pode ter a certeza de que todas as áreas ficam profissionalmente limpas.

Como evitar conflitos sobre a limpeza

Ninguém se sente responsável pela limpeza da máquina de lavar loiça e os colegas queixam-se de chávenas de café sujas no lava-loiça? A longo prazo, esta guerra mesquinha prejudica o ambiente de trabalho e a motivação. É por isso que os chefes devem criar condições claras logo desde o início. 

Deve ser comunicado que os próprios funcionários são responsáveis pela arrumação básica no escritório e especialmente na sua própria secretária. A arrumação ligeira pode certamente ser feita pelos empregados. Isto inclui, por exemplo, levar pratos usados para a cozinha no final do dia de trabalho, armazenar documentos e pastas nas bandejas e armários designados, bem como deixar as salas de conferência arrumadas após as reuniões. 

Por vezes, pode ajudar a elaborar um plano concreto no qual se regulamenta quem é responsável por que tarefas de arrumação, tais como retirar e arrumar a loiça da máquina de lavar. Para manter as coisas equilibradas, as tarefas devem ser distribuídas uniformemente entre todos os colegas.

Esperamos que as sugestões deste artigo o ajudem a conseguir um local de trabalho mais limpo onde todos os empregados se sintam confortáveis. Teremos todo o gosto em aconselhá-lo sobre artigos de limpeza e de higiene adequados para uma limpeza ótima da sua empresa.