Fitness na empresa
O caminho para o ginásio da empresa
Compensa ter colaboradores saudáveis. É por isso que cada vez mais empresas investem no Fitness das suas equipas, seja através de parcerias com ginásios, seja através de treino próprios.
Aqui, analisamos
- as vantagens económicas das ofertas de Fitness nas empresas,
- os conceitos que estão disponíveis para si,
- como pode criar uma área de Fitness na sua empresa de forma adequada.
Por que motivo as ofertas de Fitness para os colaboradores trazem vantagens económicas
No passado, o desporto era um tema privado. A mudança deste paradigma não se deve (apenas) ao facto de as empresas quererem agradar aos seus colaboradores.
Os empregadores beneficiam a vários níveis das ofertas de Fitness aos seus colaboradores:
Menos faltas
As dores nas costas são uma das causas mais comuns do dispendioso absentismo e da incapacidade para o trabalho em empresas alemãs. Estar sentado durante horas à secretária e o sedentarismo crónico contribuem para tal. Se oferecer aos seus colaboradores a possibilidade de praticarem exercício durante alguns minutos, eles manter-se-ão em forma para o trabalho e o absentismo será menor.
Mais capacidade para o trabalho
Os trabalhadores saudáveis possuem, por norma, maior aptidão do que aqueles que sofrem de dores e de mobilidade reduzida. Isto não se aplica apenas às capacidades físicas. Também as pessoas que passam a maior parte do tempo sentadas à secretária beneficiam de melhor concentração, quando a sua circulação se mantém ativa e não têm problemas ao nível das costas.
Mais satisfação
O desporto melhora o humor e ajuda a ultrapassar o stress profissional de forma mais relaxada. Assim, as ofertas de Fitness nas empresas contribuem para que os profissionais se sintam bem no trabalho e se sintam sobrecarregados menos frequentemente.
Estímulo para trabalhadores qualificados
Com ofertas na área da promoção da saúde, como um ginásio próprio da empresa, marcará pontos, enquanto empregador, junto de trabalhadores qualificados competitivos. Para estes, há muito tempo que o salário não é um motivo diferenciador na escolha do emprego. Também não os atrai um sistema de gestão da saúde que se limita à oferta de um cesto de fruta. Um ginásio próprio da empresa, onde possam treinar gratuitamente, talvez seja decisivo. Além disso, poderá também ser mais fácil reter trabalhadores qualificados, se cuidar da sua saúde.
Vantagens fiscais
Dependendo da conceção do seu sistema de gestão da saúde, existem vantagens fiscais. Fale com o seu consultor fiscal sobre este tema.
Três conceitos para o Fitness para empresas
Parcerias com ginásios
É frequente os empregadores pagarem bonificações para a inscrição em ginásios. Os colaboradores podem, assim, treinar em ginásios de uma determinada rede a preços mais baixos ou até gratuitamente. Para tais casos, vários ginásios incluem no seu programa ofertas de parceria atrativas. Por vezes, até criam programas específicos para empresas. O problema das bonificações: é necessário motivar os colaboradores para as mesmas. Aqui, o empregador pouca influência exerce. O mesmo se aplica a parcerias com soluções de ensino para adultos ou centros de ioga. Em caso de dúvida, apenas uma parte dos funcionários aproveita esta oferta.
Desporto na empresa
O desporto na empresa - por exemplo, corridas conjuntas após o trabalho ou passeios de bicicleta - fortalece o espírito de união. Contudo, costuma ser feito a título individual, pois limita-se, por exemplo, à corrida, e raramente atrai os praticantes de desporto. Além disso, a preparação é complexa. Logo, deste tipo de oferta raramente resulta o treino adequado.
Ginásio próprio da empresa
Há cada vez mais empresas a optar por uma área de Fitness no próprio local. Esta variante traz a vantagem de, enquanto empregador, deter o controlo total. Pode conceber o seu ginásio para atrair diferentes públicos junto dos seus colaboradores e responder a exigências especiais da sua empresa. No geral, uma pequena sala devidamente equipada é suficiente. Os colaboradores podem fazer um desvio rápido até ao ginásio, antes ou depois do trabalho.
Equipamento de fitness na empresa - lista de verificação
- Esclarecer requisitos individuais
Reúna uma visão geral da sua equipa. Há muitos colaboradores que gostam e praticam desporto frequentemente? Qual é a estrutura etária da sua empresa? Quantas pessoas têm doenças pré-existentes? O trabalho na sua empresa está associado a esforços especiais?
- Diferentes possibilidades de treino
O ideal é que, no seu ginásio, os trabalhadores disponham de versatilidade de treinos, possam realizar treinos com pesos e de resistência e melhorar a coordenação. Talvez possa também oferecer cursos de ioga conduzidos por formadores experientes. Quantos mais colaboradores conseguir cativar, melhor.
- Equipamentos fáceis de utilizar e ergonómicos
Os equipamentos de Fitness devem ser fáceis de utilizar por principiantes e representar poucos riscos de lesões. O equipamento básico em ginásios empresariais inclui dispositivos de treino, aparelhos de remar, passadeiras e bicicletas estáticas, bem como equipamentos para musculação dos principais grupos musculares. Sugerimos uma área de pesos livre, caso muitos dos seus colaboradores possuírem experiência de musculação.
- Orientação profissional
As orientações profissionais são imperativas. Pode ter a oportunidade de formar um colaborador como treinador ou recorrer a pessoal externo. Ao escolher equipamentos de treino, as marcas de conformidade e a qualidade elevada são impreteríveis. Caso contrário, o sistema de gestão de saúde terá o efeito oposto ao pretendido.
- Ambiente agradável
O seu ginásio é mais frequentado se as pessoas se sentirem confortáveis. Pode consegui-lo, por exemplo, através de um piso suave para as articulações, espelhos grandes onde os praticantes podem verificar se os exercícios estão a ser praticados corretamente e iluminação agradável. Talvez ainda tenha espaço para instalações sanitárias e/ou zonas de chuveiro.
Treinar durante o trabalho? É possível
Treinar enquanto trabalha à secretária? Também é possível. Comece com secretárias com ajuste de altura. Mudando a posição de trabalho e alternando entre estar sentado e em pé, os trabalhadores treinam as costas e os músculos das pernas e ativam a circulação.
O equipamento de treino para a secretária vai ainda mais além. Uma bicicleta de secretária é adequada para substituir a cadeira. Pedalando lentamente, está a combinar o treino de resistência com o trabalho à secretária. As minibicicletas e os mini dispositivos de treino funcional apresentam um funcionamento semelhante, pois podem ser facilmente colocados debaixo da mesa.
Os equipamentos de Fitness deste tipo não substituem o ginásio. Ainda assim, são um valioso complemento e ajudam a combater os habituais problemas de saúde profissionais como dores de cabeça, fadiga e tensão sem que tenha de abandonar o posto de trabalho.
Vista geral dos nossos produtos de Fitness:
Contacte-nos!
Estamos gratuitamente à sua disposição para responder a mais perguntas.