Proteção de mercadorias

Geometrias volumosas, mercadorias sensíveis ou perecíveis, grandes contentores: não há nada que não possa ser transportado. Com os produtos certos para proteção de mercadorias e uma vasta gama de acessórios para fixação de cargas em camiões e automóveis, pode transportar as suas mercadorias sem incidentes – e, acima de tudo, até aos seus clientes.

Proteção de mercadorias e fixação da carga: quais são as diferenças?



A proteção de mercadorias é também designada por proteção de transporte ou embalagem de transporte. Trata-se do agrupamento de produtos individuais numa unidade transportável. Ao agrupá-los, garante que as mercadorias podem ser carregadas, facilmente transportadas e levadas ao cliente sem perda de espaço. Além disso, as unidades de embalagem ou de carregamento protegem as suas mercadorias contra danos.





A fixação de cargas, por outro lado, fixa paletes e recipientes durante o transporte por camião, automóvel, etc. Neste caso, são indispensáveis aparelhos tensores e cintas tensoras, bem como a fixação ao solo e outros elementos de fixação.



Para garantir um transporte realmente bem sucedido, a proteção térmica e os elementos de refrigeração são indispensáveis para produtos alimentares, farmacêuticos e muitas outras mercadorias sensíveis. Também se utilizam balanças para garantir que as cargas máximas não são excedidas, quer na palete individual quer no compartimento de carga.



Quem é responsável pela proteção de mercadorias e a fixação das cargas?



Tanto o carregador como o condutor são igualmente responsáveis pela fixação das mercadorias e da carga, bem como dos acessórios de fixação da carga. Se ocorrer um acidente ou incidente, ambos são responsáveis.



O expedidor deve…



  • … em caso de dúvida, ser capaz de demonstrar as qualificações necessárias para a fixação das mercadorias, o carregamento e a fixação da carga,

  • preparar as mercadorias para o transporte com uma proteção ótima das mercadorias,

  • fixar cuidadosamente a carga de acordo com a regulamentação.


O condutor deve…



  • … verificar durante o carregamento se as mercadorias estão embaladas de forma segura para o transporte,

  • verificar e ajustar a fixação da carga antes de arrancar,

  • verificar as cintas tensoras, etc., durante o percurso, para garantir a sua segurança.


Em caso de dúvida, o código da estrada já esclarece quando é que uma carga é considerada (in)segura. O código da estrada alemão, por exemplo, estabelece que a fixação da carga deve garantir que nada possa escorregar, cair, tombar, rolar ou causar ruído durante uma travagem de emergência ou uma manobra evasiva (StVO artigo 22.°, n.° 1). O Código Comercial alemão e a norma técnica VDI 2700 são ainda mais precisos – especialmente para o transporte comercial.



Teremos todo o prazer em explicar-lhe como cumprir estas regras com os produtos ideais. Basta entrar em contacto connosco.